Portfólio da disciplina "Saúde na Escola" do módulo II - Educação comunitária, saúde e cidadania na escola - do curso de especialização "Ética, valores e cidadania na escola" da Universidade de São Paulo
Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - Turma D.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

11- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

O que é TDAH?
É um transtorno comportamental e neurobiológico, de causas genéticas e ambientais, que aparece na infância e pode acompanhar a pessoa por toda a vida com sofrimento.

É caracterizado pela tríade de sintomas: hiperatividade - desatenção - impulsividade
Traz prejuízos no desempenho acadêmico e no relacionamento interpessoal.

Desatenção Características:
-tem dificuldade de prestar atenção a detalhes
-parece que não escuta quando falam com ele
-é facilmente distraído com estímulos alheios
-tem dificuldade de organizaão
-comete erros por descuido
-não segue instruções
-não termina suas tarefas
-perde coisas importantes

Hiperatividade Características:
-não consegue envolver-se em atividades silenciosas
-está sempre a "mil por hora"/"a todo vapor"
-agita mãos e pés ou se remexe na cadeira
-tem dificuldade para permanecer sentado
-corre exageradamente
-fala demais

Impulsividade Características:
-dá respostas precipitadas a perguntas não terminadas
-tem dificuldade de aguardar sua vez
-interrompe ou se intromete em conversas alheias

O TDAH acomete entre 5 a 13% das crianças em idade escolar e pode persistir na vida adulta em metade dos casos. É mais comum em meninos.

Tipos de TDAH:
1. Predominantemente desatento
(predomina entre meninas, são crianças desorganizadas, esquecidas, distraídas, não copiam tarefas e vivem no "mundo da lua", tem alto nível de isolamento social e retraimento)
2. Predominantemente hiperativo-impulsivo
(crianças agressivas, alta taxas de rejeição pelos colegas, impopulares e agitadas)
3. Combinado
(grande prejuízo no funcionamento global, rejeitadas pelos colegas: agem sem pensar, são inadequadas socialmente e falham em fazer planos e prever situações)

Tais comportamentos muitas vezes passam desapercebidas pelos pais.

Quadro clínico comum na escola: (sintomas mais evidentes por comparação)
-Alteração nas habilidades linguísticas
-Falta de noção de espaço (desenhos)
-Dificuldade de reconhecer símbolos gráficos
-Dificuldade para ficarem sentadas e prestarem atenção
-Pouca coordenação motora - "desajeitadas"
-Tendência de ficar sempre em movimento
-Dificuldade em terminar tarefas

O diagnóstico é fundamentalmente clínico (dado pelo médico). É entendido como TDAH quando o prejuízo se dá em dois ou mais contextos. É baseado nos critérios operacionais do DSM-IV ou CID-10.

Causas multifatoriais: fatores genéticos, biofísicos e psicossociais.

Consequências:
.baixo rendimento escolar
.a criança não consegue acompanhar sua turma
.perda da autoestima
.tristeza e falta de motivação
.dificuldades de relacionamentos
.predisposição à episódios depressivos graves
.abuso de álcool e drogas
.adultos inseguros, com poucas habilidades sociais

Tratamento
(sempre relacionado à causa, multidisciplinar)
-medicações, psicoterapia e envolvimento da família e da escola

Possibilidades de intervenção da escola:

- Educação: informar, conscientizar
(para crianças, pais e professores)
Objetivos: ajudar a criança, a família e os professores a compreender os sintomas e os prejuízos do TDAH. Desfazer rótulos ("preguiçosos"), melhorar a autoestima da criança. E para os pais melhorarem suas estratégias para lidar com o TDAH.

-Planejamento e cronogramas
Crianças com TDAH tem dificuldade para planejar atividades futuras
Calendário diário de atividades (lição de casa, aulas extras, passeios, educação física,...) mês a mês.

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