Portfólio da disciplina "Saúde na Escola" do módulo II - Educação comunitária, saúde e cidadania na escola - do curso de especialização "Ética, valores e cidadania na escola" da Universidade de São Paulo
Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - Turma D.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

20- Bullying

Qual a definição para o termo bullying? É de difícil precisão porque é um termo inglês sem tradução para o português. Talvez a melhor tradução seria intimidação. Mas a palavra sozinha não dá conta de toda a violência que é praticada no bullying.

O que é então bullying? São atos de agressão física, verbal, moral praticados contra uma pessoa. Ocorrem de maneira sistemática e repetidas vezes. Sem motivação aparente é realizada por vários estudantes contra uma vítima numa relação desigual de poder. Pode ocorrer em sala de aula ou no horário de recreio.

Considerações
É muito comum nas escolas no mundo todo. Acredita-se que metade das crianças em fase escolar já forma vítimas de bullying sendo que 10% são vítimas regulares. É mais violento e mais comum entre meninos e entre as meninas é mais comum agressões verbais, exclusão e difamação.

Quem ou como são os agressores? Eles, no geral, se acham melhores ou superiores que as suas vítimas e acreditam na impunidade de seus atos dentro da escola. Muitas vezes vem de famílias desestruturadas com pais violentos e já foram alvos de bullying. Podem também apresentar transtornos de conduta, TDAH.

Os alvos são geralmente alunos quietos, tímidos, inseguros, com poucas habilidades sociais, poucos amigos, sem capacidade de reagir contra atos de agressividade. Fisicamente são mais frágeis, geralmente são fracos e menores que seus agressores. Podem ser alunos novos, vindos de outra escola ou ainda que tenham uma religião diferente ou seja de um grupo etnico diferente.

Porque as vítimas não buscam ajuda? Eles acreditam na impunidade dos agressores até porque as testemunhas dos atos de agressão tendem a minimizar o problema. Por isso eles tem medo de sofrer agressão mais intensa por conta da delação.

O que é cyberbullying? É o fenômeno do bullying que é praticado através da rede mundial de computadores: em salas de bate-papo, redes sociais, email, páginas da internet, blogs etc. Muitas vezes são expostos textos, imagens (alteradas ou não) e vídeos das vítimas com ofensas e com a finalidade de difamação.

Qual o prejuízo das vítimas de bullying? De forma geral eles passam por grande sofrimento emocional com significativa queda no seu rendimento acadêmico. As principais consequências são: baixa autoestima, queda do rendimento escolar, resistência para ir à escola, troca frequente de escola, abandono dos estudos etc. Apresentam ainda episódios depressivos, pânico, fobia escolar.

Quais as ações mais comuns no bullying? Apelidar, ameaçar, agredir, humilhar, ofender, discriminar, excluir, isolar, intimidar, perseguir, assediar, quebrar objetos da vítima, furtar, hostilizar etc.

O que se pode fazer a respeito? Identificação precoce da situação. Trabalhar a informação e a conscientização sobre a questão. Nos casos mais graves tem de haver um encaminhamento médico e/ou psicológico. Fazer um programa de orientação anti-bullying para pais, professores, funcionários da escola com estratégias para lidar e controlar estes comportamentos. Tornar o ambiente acolhedor, agradável e seguro.

O que os professores podem fazer a respeito? Podem estimular a informação e o conhecimento deste comportamento para pais e alunos em textos explicativos ou em palestras. Podem promover debates na sala de aula sobre respeito mútuo etc. Pode-se criar comitês anti-bullying. Não tolerar a prática e estimular a denúncia. Fornecer auxílio aos alvos, agressores e testemunhas e encaminhar os casos mais graves.

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