Portfólio da disciplina "Saúde na Escola" do módulo II - Educação comunitária, saúde e cidadania na escola - do curso de especialização "Ética, valores e cidadania na escola" da Universidade de São Paulo
Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - Turma D.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

27- Stress e ansiedade na infância e na adolescência

Hoje, em dia, temos inúmeros estímulos das mais variadas fontes.

Como orientar nossos alunos para que tirem o melhor de suas capacidades e sejam felizes?
Como ajudá-los a não se tornarem ansiosos e stressados?
Qual o papel da escola nesta área?
Nas sociedades modernas a tecnologia e a modernização dos sistemas de comunicação acabaram por gerar mais cobrança, mais competitividade, menos cooperação, menos espírito de equipe, menos solidariedade.

Stress e ansiedade são reações do organismo diante de situações difíceis ou excitantes. Quando isto ocorre o equilíbrio orgânico é quebrado e seus órgãos trabalham em ritmo diferente dos demais o que pode levar a um enfraquecimento e à doenças nestes mesmos orgãos.

Ansiedade: características biológicas e psicológicas que antecedem momentos de perigo (real ou imaginário), marcada por sensações corporais, sensação de vazio no estômago, taquicardia, sudorese, medo intenso, aperto no peito, rubor, calafrios, confusão, nó na garganta etc.

Ansiedade nem sempre é ruim.

Stress Infantil. Toda criança na atualidade: enfrenta várias situações de stress ainda nos primeiros anos de vida (acidentes, doenças, hospitalizações, nascimento de irmãos, mudança de casa, de escola ou de empregada, além das tensões geradas pela necessidade sempre maior de autocontrole).
Fatores que causam o stress infantil: internos e externos.
Fatores internos: características de personalidade, pensamentos e atitudes da criança, diante das situações da vida diária depende da maneira que ela percebe a si mesma e ao mundo à sua volta.
Ansiedade, depressão, desejo de agradar, medo do fracasso, preocupação com mudanças físicas, dúvidas quanto à sua capacidade, interpretações amedrontadoras etc.

Fatores externos: mudanças significativas, responsabilidades e atividades em excesso, brigas ou separação dos pais, perdas, disciplina confusa dos pais, nascimento de irmão, doença e hospitalização, troca de professora ou escola, pais ou professores estressados, medo do pai alcoolatra e até doença dos pais.

Consequências: asma, úlcera, alergia, distúrbios dermatológicos, diarréia, surtos nervosos, dores abdominais, resistência reduzida, hipertensão arterial, obesidade e bronquite.

Crianças reagem de diferentes maneiras para situações estressantes.

Papel do professor

Conhecer seus alunos
Conversar com os alunos
Motivar os alunos para as aulas
Incentivar a perguntarem
Escutar sem crítica ou julgamentos
Promover a autoconfiança
Respeitar o ritmo de cada um
Promover atividades em grupo
Promover atividades calmas

Professor é modelo.

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