Portfólio da disciplina "Saúde na Escola" do módulo II - Educação comunitária, saúde e cidadania na escola - do curso de especialização "Ética, valores e cidadania na escola" da Universidade de São Paulo
Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - Turma D.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

28- Depressão na infância e na adolescência

Definição: transtorno de humor ou afeto: sentimento de tristeza profunda, associado com sintomas fisiológicos e cognitivos na pessoas.
Conjunto de sintomas da depressão: humor deprimidido (tristeza, desesperança), perda de prazer e interesse por atividades anteriormente satisfatórias. Diminuição da energia, desânimo.

Crianças e adolescentes são tão suscetíveis quanto adultos em relação à depressão.

A depressão interfere na vida diária, nas relações sociais e na vida acadêmica do aluno.

1% das crianças em idade pré-escolar apresenta sintomas de depressão, este número sobe para 2 a 4% em crianças em idade escolar e 5 a 8% entre adolescentes. Estes números são iguais entre os sexos na idade infantil, mas na adolescência atinge mais as meninas.

Causas da depressão:
Biológicas: genética, estrutura e química do cérebro.
Psicológicas: stress, traumas, desamparo, forma de perceber e de lidar com o mundo.
Sócio-culturais: papéis, expectativas, suporte social.

Fatores de risco: histórico familiar com depressão, sexo feminino, episódios anteriores de depressão, acontecimentos estressantes, dependência de drogas, violência doméstica e elevada exigência acadêmica.

Sintomas na criança: tristeza, falta de motivação, solidão, humor deprimível, instável e irritável, mudanças súbitas de comportamento, mudanças de apetite e/ou peso, dificuldade em divertir-se, tédio. Queixas físicas: cansaço, falta de energia, dores de cabeça, dores de barriga, insônia. Ideação de morte, pensamentos recorrentes de suicídio. Preocupações, choro excessivo, sentimentos de culpa, baixa autoestima, hipoatividade, fala em ritmo devagar, de forma monótona, monossilábica etc.

Sintomas apresentadas pela criança na escola: queda do rendimento escolar, falta de concentração, perda de interesse pelas atividades, falta de motivação, pensamento lentificado, impulsividade e irritabilidade (brigas), choro fácil, isolamento na sala de aula e no recreio, dificuldade nos processo cognitivos.

Consequências da depressão entre estudantes: compromete o desenvolvimento e o funcionamento social da criança e do adolescente: recorrência na idade adulta.

Tratamento: medicação, psicoterapia, suporte familiar, psicoeducação: rede de apoio especial de amigos, no trabalho, na escola.

Aspectos importantes: identificar os antecedentes do episódio depressivo, minimizar os impactos negativos dos sintomas, aumentar a eficácia dos esforços de soluções de problema e a criança ou adolescente precisa aprender a lidar com problemas futuros. Fortalecer as condições que garantem a busca por ajuda em todos os contextos (família, trabalho, escola, comunidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário