Portfólio da disciplina "Saúde na Escola" do módulo II - Educação comunitária, saúde e cidadania na escola - do curso de especialização "Ética, valores e cidadania na escola" da Universidade de São Paulo
Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - Turma D.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

24- Mídia e comportamento

A infância e a adolescência são períodos de imaturidade e transformações físicas e psíquicas, com mudanças radicais e abruptas. Trata-se de um momento dinâmico quando se estabelecem atitudes, conceitos e valores e se formama condutas. É também uma época de maior vulnerabilidade do ser humano às influências externas.

A socialização é o processo através do qual o ser humano interioriza valores, crenças, atitudes e normas de conduta que são próprios de seu grupo social ou sociedade, incorporando-os à sua personalidade.

A mídia se constitui num importante meio de socialização pelo seu acesso universal, sem deslocamento, por não segregar e pela sua eficiência.

A mídia retrata modelos de conduta de uma determinada maneira, seleciona informações e conhecimentos, fornece estímulos. Acontece o chamado "efeito da terceira pessoa": assim como adultos, adolescentes acreditam que a mídia influencia a todos menos a si mesmo.

As crianças aprendem por observação, imitação e pelas suas próprias atitudes. Atitudes e comportamentos agressivos são aprendidos pela imitação de modelos observados. Exposição prévia à violência correlaciona com comportamento agressivo. Crianças menores de 8 anos não diferenciam entre fantasia e realidade e são mais vulneráveis.

Crianças e adolescentes brasileiros gastam mais de 6 horas do dia em contato com algum tipo de mídia.

Entre os impactos negativos da mídia estão o atraso do desenvolvimento neuro psicomotor, a precocidade sexual, a violência, transtornos alimentares, problemas escolares e o uso de drogas.

Há uma presença constante e sistemática da violência nas mídias. Inclusive em programas e filmes feitos para crianças.

As consequências da exposição prolongada à violência na mídia são várias. Desde problemas físicos e mentais, passando pela dessensibilização à violência e chegando à depressão.

A mídia é um dos principais meios por onde crianças e adolescentes recebem informações sobre sexualidade. Destaque para a internet por causa da facilidade de acesso a site pornográficos e também ao favorecimento à pedofilia etc.

A mídia também é um substitutivo de outras atividades, principalmente físicas.
Excessão feitas ao videogames que tem interação e pode contribuir ao aprendizado. No entanto, limita a expansão de relacionamentos sociais além de viciar e levar a um aumento do tempo gasto com games.

Por isso tudo é importante o papel dos professores em educar sobre mídia nas escolas. É fundamental elaborar programas que discutam o impacto das mídias na vida social dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário