Portfólio da disciplina "Saúde na Escola" do módulo II - Educação comunitária, saúde e cidadania na escola - do curso de especialização "Ética, valores e cidadania na escola" da Universidade de São Paulo
Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - Turma D.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

15- Sexualidade na escola

Existe, por parte dos professores, uma grande dificuldade de abordar o tema da sexualidade em sala de aula. Entre os principais motivos estão os preconceitos, os tabus, a sensação de monólogo quando se trata do assunto e a questão do pudor.

Uma das principais razões para tratarmos do assunto é a alta taxa de gravidez entre adolescentes (dos 10 aos 19 anos). Outra questão é a proporção de abortos em adolescentes.

O desenvolvimento sexual se estabelece desde o nascimento do ser humano passando por diferentes fases de acordo como as zonas corporais proporcionam gratificações de prazer.

Puberdade x Adolescência

Adolescência: processo amplo de desenvolvimento biopsicossocial que ocorre numa etapa da vida compreendida entre a infância e a fase adulta. Desenvolvimento da identidade individual e autonomia do indivíduo.
Puberdade: fenômeno de transformação biológico corporal decorrente das transformações hormonais do eixo neuro hipotalâmico. Tem limites bem estabelecidos.
Desenvolvimento da função reprodutora.

A questão central da adolescência é a da "normalidade" na medida que se forma a individualidade e há a questão da imagem. Novo papel enquanto sujeito. Desejo de independência ao mesmo tempo que há uma dependência da família.

Práticas sexuais na adolescência a serem abordadas

.Masturbação
.Ficar
.Namorar
.Iniciação sexual
.Homossexualidade
.Relação sexual forçada

Nenhum comentário:

Postar um comentário